Pular para o conteúdo principal

Jogos "Verdes" Educativos




PARA OS PEQUENOS:
TARTARUGAS
Filhotes de tartarugas marinhas precisam chegar ao mar, mas não conseguem por causa do lixo que há na praia.
Desafio - Jogar o lixo no lixo, abrindo caminho para as bichinhas. Tente aumentar seus pontos a cada partida!
Estimula - Coordenação motora e concentração
Participantes - 1 jogador
Site

PASSEIO VIRTUAL
Viaje por um labirinto que representa a diversidade ecológica das várias regiões do Brasil. Pelo caminho, o jogador encontrará vários passatempos, que vão de jogo da memória até liga-pontos e caça-palavras. As tarefas são divertidas e muito didáticas!
Desafio - Chegar ao final tendo acertado todas as atividades que aparecem pelo caminho.
Estimula - Memória, coordenação motora e concentração
Participantes - 1 jogador
Site

PIANO ANIMAL
O jogo fica no final da tela. Vá alternando entre o gato, o passarinho, o cachorro e o peixe para compor músicas divertidas com a voz da bicharada! As crianças pequenas vão adorar conhecer o barulho que cada bicho faz.
Desafio - Memorizar as músicas para tocar novamente a mesma melodia pode ser um passatempo bacana! Se a criança for muito pequena, ajude-a.
Estimula - Memória, coordenação e concentração
Participantes - 1 de cada vez
Site
BICHOS PELO MUNDO
Clique em “Ecolegal” e depois em “Bichos pelo Mundo” para conhecer os hábitos de vários animais.
Desafio - Você pode criar uma atividade. Depois de se familiarizar com os animais, pergunte, por exemplo: “Qual bicho tem impressões digitais únicas, como os humanos?”. E dê dicas: ele vive na Oceania, é fofinho... É o coala!
Estimula - Memória e concentração
Participantes - É mais divertido com a família toda!
Site

PARA OS GRANDINHOS: 
PLANETA NATUREZA

É um pequeno mundo onde o jogador cuida do crescimento das plantas.
Desafio - O objetivo do jogo é manter as plantas saudáveis, com água e sol conforme o indicador de necessidades.
Estimula - Raciocínio e concentração
Participantes - 1 jogador
Site

HONOLOKO A ilha de Honoloko simula um mundo real onde as ações do jogador têm efeitos no meio ambiente.
Desafio - Tomar decisões que melhorem a qualidade de vida do lugar.
Estimula - Bom-senso
Participantes - 1 jogador
Site

ANIMAIS EM EXTINÇÃO O objetivo é encontrar os pares das espécies que estão correndo risco de sumir do planeta.
Desafio - Quanto mais rápido completar os três níveis de dificuldade, mais pontos você terá no final.
Estimula - Memória e concentração
Participantes - 1 jogador
Site

CATA-SUCATA A brincadeira ensina a separar o lixo para a coleta seletiva, mostrando o que pode ou não ser reciclado. Desafio - Despoluir o ambiente, jogando cada lixo no lugar certo e fazer 600 pontos. Na primeira fase, o jogador precisa recolher objetos de metal. Na segunda etapa, deve focar nos papéis. Na terceira, a tarefa envolve recolher o que é feito de vidro. Por fim, vem o nível para reciclar os materiais de plástico. A dificuldade aumenta conforme o jogo avança.
Estimula - Memória, raciocínio e coordenação
Participantes - 1 jogador
Site

O site Conciencia com Ciência publicou na Revista Educar mais jogos, só que não só onlines, mas também de tabuleiro (veja a imagem - clique para aumentá-la)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções. Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água. Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas. Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos; Dinâmicas: transporte (ex: hemogl

Zoólito de tubarão

Apresentado zoólito (peça arqueológica em forma de animal, desenvolvida em rocha) de tubarão, presente no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPel). O que me fez fazer este post foi a leitura do artigo titulado: " Reinterpretando o zoomorfo de tubarão da coleção "Carla Rosane Duarte Costa" " de GONZALEZ e MILHEIRA. " Corpo fusiforme; olhos circulares e quatro fendas branquiais; boca ventral e narinas; duas nadadeiras dorsais e nadadeiras peitorais; sulco pré-caudal, nadadeira caudal homocerca e quilhas laterais; órgão reprodutor masculino (clásper), nadadeiras pélvicas e cloaca " Estas informações foram apresentadas somente analisando a escultura acima. E mais, após fez-se a identificação zoológica da escultura. Esta identificação tem como objetivo enriquecer a discussão sobre possíveis atividades humanas em alto mar. SIM, isto mesmo! Já imaginaram que apartir de um zooólito po

Carrapato não tem pai?

Surgiu uma pergunta esses dias: por que o carrapato não tem pai? Fui pesquisar e descobri a resposta. Alguns carrapatos se reproduzem assexuadamente, por partenogênese, que não é preciso fecundação dos ovos.   Mais informação: PARTENOGÊNESE: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/partenogenese.htm CARRAPATO: http://www.ra-bugio.org.br/projetosrealizados.php?id=11