Pular para o conteúdo principal

Resumo das Jornadas de Arqueologia - UNESC

Prezados, abaixo alguns link com as matérias publicadas no site da UNESC de divulgação das Jornadas Criciúma - IX Jornadas de Arqueologia Ibero-americanas e I Jornadas de Arqueologia Transatlântica.

1 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/326/22782
Fechando o dia de debates na 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica, na Unesc, uma mesa-redonda discutiu as perspectivas da arqueologia brasileira e mundial no contexto da crise global. Atuaram como moderadores os professores doutorandos Jedson Francisco Cerezer, do (ITM) Instituto Terra e Memória, de Portugal, e Juliano Bitencourt Campos, da Unesc.

2 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/326/22781
A segunda mesa-redonda de hoje (3/5) e a quarta da 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica, realizadas na Unesc, tratou do tema “Arqueologia e Patrimônio”. O coordenador dos trabalhos foi o professor doutor André Luiz Ramos Soares, da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), do Rio Grande do Sul.

3 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/326/22776
A 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica iniciaram hoje (3/5) o último dia de debates com a mesa-redonda “Arqueologia ciência e sociedade”. Para a tarde e noite estão previstas mais duas mesas-redondas. Os eventos são realizados no Auditório Ruy Hülse, no campus da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense).

4 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/326/22774
A Unesc assinou na manhã de hoje (3/5) um convênio com o ITM (Instituto Terra e Memória), vinculado ao IPT (Instituto Politécnico de Tomar) e a UTAD (Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro), de Portugal. A parceria visa a realização de projetos internacionais de arqueologia, arte rupestre, gestão de patrimônio e do território. Os convênios permitem a colaboração científica entre as instituições, com o acolhimento de alunos e professores nos seus laboratórios, seja no ITM ou na Unesc.

5 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/326/22766
O professor doutor Stefano Grimaldi, da UNITN (Universita' degli Studi di Trento), da Itália, ministrou a última conferência da 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e da 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica na noite de hoje (2/5), no auditório Ruy Hülse, na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma. Ele abordou o tema “Arqueologia no Cruzamento da História e da Antropologia”.

6 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/326/22764
A segunda mesa-redonda da 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e da 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica, promovidas na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, foi realizada na tarde de hoje, tendo como tema “Arte Rupestre e Território – da Pesquisa à Gestão”. Os trabalhos foram coordenados pelo professor doutor José Júlio Garcia Arranz, da Unex (Universidade da Extremadura), da Espanha.

7 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/326/22761
Em seu segundo dia hoje (2/5), no campus da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, tendo a realização da primeira mesa-redonda. O tema abordado foi a Arqueologia do Contato, sob a coordenação do professor doutor Artur Henrique Franco Barcellos, da FURG (Universidade Federal do Rio Grande), do Rio Grande do Sul.

8 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/326/22756
Pesquisas sobre Arqueologia de diversos países estão tomando conta das salas de aulas da Unesc nesta quinta e sexta-feira (2 e 3/5) no período da manhã. As apresentações científicas integram a 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica, que vão até sábado (4/5) na Universidade. Quem passar pelo Bloco R poderá conhecer trabalhos feitos por pesquisadores da Colômbia, Espanha, Etiópia, Inglaterra, Irão, Itália e Portugal, além de diversos estados brasileiros, como Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, e a capital federal, Brasília

9 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/326/22740
Iniciam apenas amanhã (1º/5), mas o campus da Unesc já acolhe pesquisadores de diversos países. Na manhã de hoje (30/4) eles foram recebidos pela Reitoria da Universidade. “Temos pesquisadores que chegaram aqui na Universidade que muitos só conhecem de livros”, afirmou o arqueólogo e professor da Unesc Juliano Bitencourt Campos, um dos organizadores dos eventos.

10 - http://www.unesc.net/portal/blog/index/326/10/0/0/0/10
A Unesc vai receber esta semana dois eventos internacionais de Arqueologia. A 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica iniciam na quarta-feira e seguem até sábado (1º a 4/5), no campus da Universidade. Participantes e palestrantes de diversos países começam a chegar amanhã (29/4) à Unesc

11 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/213/22754
Após o cerimonial de abertura da 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e da 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica, realizada hoje (1º/05), no Auditório Ruy Hülse, na Unesc, os trabalhos foram iniciados com a conferência “Ecologia, Cultura e Ambiente”, ministrada pelo professor doutor Rualdo Menegat (UFRGS), presidente do Fórum Nacional dos Cursos de Geologia.

12 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/213/22753
Desde hoje (1/5), a Unesc é palco da 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e da 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica. Os eventos ocorrem no campus da Universidade, em Criciúma (SC), até o próximo sábado (04/05). A cerimônia de abertura foi realizada no Auditório Ruy Hülse e contou com a apresentação dos músicos Carlos Paulo Matias e Rafael Casagrande da Rosa, ambos da Unesc. O coordenador do Setor de Arqueologia da Unesc, Juliano Bitencourt Campos, um dos organizadores dos eventos, deu as boas-vindas aos participantes e considerou que este é um momento de ousadia. “As Jornadas representam a travessia de limites e dificuldades. Mas estamos prontos”, assegurou.

Texto de: Arquéologo MSc. Juliano Bitencourt Campos
Coordenador do Setor de Arqueologia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções. Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água. Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas. Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos; Dinâmicas: transporte (ex: hemogl

Zoólito de tubarão

Apresentado zoólito (peça arqueológica em forma de animal, desenvolvida em rocha) de tubarão, presente no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPel). O que me fez fazer este post foi a leitura do artigo titulado: " Reinterpretando o zoomorfo de tubarão da coleção "Carla Rosane Duarte Costa" " de GONZALEZ e MILHEIRA. " Corpo fusiforme; olhos circulares e quatro fendas branquiais; boca ventral e narinas; duas nadadeiras dorsais e nadadeiras peitorais; sulco pré-caudal, nadadeira caudal homocerca e quilhas laterais; órgão reprodutor masculino (clásper), nadadeiras pélvicas e cloaca " Estas informações foram apresentadas somente analisando a escultura acima. E mais, após fez-se a identificação zoológica da escultura. Esta identificação tem como objetivo enriquecer a discussão sobre possíveis atividades humanas em alto mar. SIM, isto mesmo! Já imaginaram que apartir de um zooólito po

Carrapato não tem pai?

Surgiu uma pergunta esses dias: por que o carrapato não tem pai? Fui pesquisar e descobri a resposta. Alguns carrapatos se reproduzem assexuadamente, por partenogênese, que não é preciso fecundação dos ovos.   Mais informação: PARTENOGÊNESE: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/partenogenese.htm CARRAPATO: http://www.ra-bugio.org.br/projetosrealizados.php?id=11