Pular para o conteúdo principal

Oportunidade

          A Católica junto com o governo do estado de SC estão oferecendo cursos gratuitos na área de informática, com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. O curso é destinado para jovens.  

Católica de Santa Catarina em Joinville sediará cursos do Programa Geração TEC do Governo do Estado

A Católica de Santa Catarina em Joinville é parceira do Geração TEC, programa do Governo Estado para capacitação de jovens e adultos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A instituição oferecerá os cursos de Suporte/Help Desk, .NET, Java e Progress. Os interessados podem se inscrever em alguns desses cursos pelo sitewww.geracaotec.sc.gov.br, até às 16 horas do dia 26 de agosto.

“Por meio do Geração TEC, os jovens catarinense estão acendendo o farol da inovação por todas as regiões do Estado. Em quase dois anos, o programa forma uma geração para atuar no setor de tecnologia, um dos que mais cresce e que será o motor da nova economia catarinense", afirma o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen.

Em Joinville, serão ofertadas 120 vagas para os quatro cursos. A duração prevista é de 190 a 280 horas de aula, com previsão de início em setembro, no período matutino, vespertino e noturno. Os cursos foram selecionados conforme a demanda por profissionais, de cada município. O levantamento inicial do mapeamento apontou para uma necessidade de mais de 2,4 mil profissionais neste ano. Para conhecer essa demanda, o Geração TEC mapeou 13 cidades do Estado, durante dois meses.

Gratuitamente, o programa é destinado a jovens com 17 anos ou mais, que tenham completado o ensino médio ou estejam cursando o último ano, com conhecimentos básicos em informática e que não estejam trabalhando com atividades relacionadas à TIC.

Segundo o presidente da Softville, Dionei José Alves Domingos, para zerar o déficit de mil profissionais na região de Joinville, no setor de TIC, será necessário o engajamento dos empresários e aproveitamento direto dos futuros jovens talentos do programa Geração TEC.

Lançado em 2011, já foram realizadas 2.092 certificações e 1.469 pessoas concluíram o curso, em 12 cidades de Santa Catarina. Em Joinville, 130 pessoas foram capacitadas no último ano e 84 alunos estão em sala de aula, com o apoio da Fundação Softville. Para 2013, o Governo do Estado garantiu R$ 3,5 milhões em recursos para a execução do programa, que pretende formar cinco mil pessoas até 2014.

O Geração TEC é um programa da SDS, realizado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Instituto Internacional de Inovação (i3), com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e com instituições do setor de tecnologia das cidades atendidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções. Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água. Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas. Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos; Dinâmicas: transporte (ex: hemogl

Zoólito de tubarão

Apresentado zoólito (peça arqueológica em forma de animal, desenvolvida em rocha) de tubarão, presente no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPel). O que me fez fazer este post foi a leitura do artigo titulado: " Reinterpretando o zoomorfo de tubarão da coleção "Carla Rosane Duarte Costa" " de GONZALEZ e MILHEIRA. " Corpo fusiforme; olhos circulares e quatro fendas branquiais; boca ventral e narinas; duas nadadeiras dorsais e nadadeiras peitorais; sulco pré-caudal, nadadeira caudal homocerca e quilhas laterais; órgão reprodutor masculino (clásper), nadadeiras pélvicas e cloaca " Estas informações foram apresentadas somente analisando a escultura acima. E mais, após fez-se a identificação zoológica da escultura. Esta identificação tem como objetivo enriquecer a discussão sobre possíveis atividades humanas em alto mar. SIM, isto mesmo! Já imaginaram que apartir de um zooólito po

Carrapato não tem pai?

Surgiu uma pergunta esses dias: por que o carrapato não tem pai? Fui pesquisar e descobri a resposta. Alguns carrapatos se reproduzem assexuadamente, por partenogênese, que não é preciso fecundação dos ovos.   Mais informação: PARTENOGÊNESE: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/partenogenese.htm CARRAPATO: http://www.ra-bugio.org.br/projetosrealizados.php?id=11