Pular para o conteúdo principal

Informativo 20 - CEM UFPR



Informativo 20 - abril de 2014




Operários iniciam obras de ponte na Estrada da Graciosa, no litoral do PR
Obra deve ajudar a liberar o tráfego na rodovia até junho, diz DER. Estrada histórica ficou interditada após deslizamentos em março.
Coral exótico que destrói espécies nativas é tema de audiência no Rio
A Baía de Ilha Grande é a mais afetada, segundo as investigações, porque a temperatura da água é mais elevada, principalmente nas proximidades das usinas nucleares, o que facilita a proliferação da espécie.
Reunião do Tratado Antártico aborda impacto do turismo no continente branco
O turismo no continente branco, que nos anos 1990 não passava de 5.000 visitantes ao ano, multiplicou-se, principalmente com cruzeiros de luxo, embora também com voos que chegam ao continente.
Partido quer proibir golfinhos em zoológicos na Alemanha
Assembleia Legislativa da Renânia do Norte-Vestfália começa a debater a proposta, que ganhou apoio imediato de ativistas. Argumento é de que, sem medicação, cetáceos são incapazes de se adaptar ao cativeiro.
Cientistas resolvem mistério de sons de pato no fundo do mar
Origem dos sons era um mistério para os pesquisadores desde a década de 1960. Agora, gravadores acústicos revelaram que o som na verdade é uma espécie de "conversa" entre baleias-de-minke, um mamífero típico da região.
Instituto da Marinha em Arraial do Cabo/RJ comemora 30 anos
Pesquisa inovadora do instituto resultou em aprovação de patente nos EUA. Objetivo é se tornar referência em estudos do mar até 2017.
Sistema usa algas para produzir mesma quantidade de oxigênio que floresta
A estrutura é formada por microalgas e nela é possível controlar o fluxo de energia, água e CO2, com base nos padrões climáticos, movimento no entorno e outras variáveis ambientais.
Baleias-jubarte não serão mais protegidas por lei no Canadá
Ambientalistas acusam país de fomentar projeto de oleoduto. População de jubartes no Canadá é de aproximadamente 18 mil espécimes.
Justiça absolve militar acusado pelo incêndio na base da Antártica
Juiz considerou que perícia não comprova responsabilidade do réu. Ministério Público vai recorrer da decisão ao Superior Tribunal Militar.
Canadá: baleias jubarte perdem status de proteção por causa de oleoduto
Alegando basear-se em dados científicos, o governo canadense anunciou no sábado, no jornal oficial, que o mamífero, o maior do planeta depois da baleia azul, será considerado a partir de agora "uma espécie preocupante" e não mais uma "espécie ameaçada".
'Carona' a salmões ajuda espécie a escapar de seca intensa nos EUA
Operação montada no estado da Califórnia auxilia migração de exemplares. Baixo fluxo de água dos rios prejudica locomoção de salmões para o mar.
Estudo nega que tubarões sejam 'fósseis vivos', como se acreditava
Antes, acreditava-se que tubarões tinham permanecido inalterados. Estudo mostra que eles trocaram esqueletos ósseos por cartilaginosos.
Japão pretende continuar pesca de baleias no Oceano Pacífico Norte
País suspendeu pesca com fins científicos na Antártica, após sentença. Governo vai defender 'cultura de comer baleia'.
Japão: suspensão de caça às baleias na Antártica pode ser temporária
Forçado e pressionado pela justiça internacional, o Japão anunciou, no início de abril, que abriria mão de sua próxima campanha de caça à baleia na Antártica no fim de 2014, algo que não acontecia há 27 anos.
Tribunal proíbe treinadores do SeaWorld de entrarem na água com orcas
O Tribunal de Apelações do Distrito de Columbia proibiu nesta sexta-feira os treinadores da rede de parques aquáticos SeaWorld de se apresentarem em shows aquáticos junto com orcas, conhecidas como "baleias assassinas".
Tartaruga amputada ganha nadadeira artificial e volta a nadar
Hofesh foi resgatada por equipe e teve duas patas amputadas. Estudante de design desenvolveu nadadeira artificial.
Japão matou 251 baleias na última campanha na Antártica
Número é menor que o objetivo fixado, de 935 baleias. Campanha é a última antes de proibição internacional.
Projeto de lei quer proibir orcas em parques temáticos da Califórnia/EUA
Caso proposta passe, SeaWorld San Diego será afetado. Proposta é resposta a documentário que denuncia maus tratos.
Japão obedece CIJ e cancela campanha baleeira na Antártica
No entanto, o país seguirá caçando baleias em outras zonas, em particular no Oceano Pacífico norte.
Cientistas tentam manipular sentidos de tubarões para impedir ataques
Pesquisadores confiam na inteligência e capacidade de aprender dos animais para criar alternativas ao abate.
Mapeamento da costa brasileira ajudará processos de licenciamento
O projeto mapeou o litoral brasileiro de Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, até o Oiapoque, no Amapá, e a partir disso foi criado um banco de dados georreferenciados para aprimorar o processo de avaliação de impactos ambientais relacionados às atividades de exploração e produção de petróleo e gás no país.
Ibama e IBP criam banco de dados da costa brasileira para casos de desastre
O programa, chamado "Projeto de proteção e limpeza do litoral", tem como objetivo coletar informações de toda a costa brasileira para servir de apoio para o planejamento e a gestão de uma operação para acidentes que envolvam vazamento de petróleo no mar.
Apesar de proibição, Japão cogita seguir com caça de baleias
"As baleias são uma importante fonte de alimentação, como qualquer outra espécie marinha. O Japão mantém sua posição de continuar utilizando esses animais de maneira sustentável e com fins científicos", garantiu na terça-feira (1°) o ministro da Pesca do país, Yoshimasa Hayashi.
Cientistas do país estudam interação entre a Antártica e a Amazônia
Pesquisadores trabalham na estação Comandante Ferraz. Aumento dos ventos no centro da Antártica afetaria clima na floresta.
Japão deve interromper a caça das baleias no Oceano Antártico
Capturas não ocorrem com objetivo de pesquisa científica, diz juiz. Japão alega que caça do animal é tradição ancestral.
Mostra resgata crença de 'curar' reumatismo dentro de baleia
Exposição na Austrália conta prática do final do século 19, quando reumáticos passavam horas dentro do animal e diziam sair livres de sofrimento.

O Informativo do Projeto Litoral Nota CEM reúne informações sobre o litoral do Paraná e faz um apanhado das principais notícias sobre as regiões costeiras no Brasil e no mundo.
Se desejar ser excluído de nossa lista responda esse email com o assunto CANCELAR.

Coordenação
José Claro da Fonseca Neto,
Doutor em Meio Ambiente de Desenvolvimento Costeiro
Pesquisador Colaborador do Centro de Estudos do Mar/UFPR
www.cem.ufpr.br/litoralnotacem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções. Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água. Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas. Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos; Dinâmicas: transporte (ex: hemogl

Zoólito de tubarão

Apresentado zoólito (peça arqueológica em forma de animal, desenvolvida em rocha) de tubarão, presente no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPel). O que me fez fazer este post foi a leitura do artigo titulado: " Reinterpretando o zoomorfo de tubarão da coleção "Carla Rosane Duarte Costa" " de GONZALEZ e MILHEIRA. " Corpo fusiforme; olhos circulares e quatro fendas branquiais; boca ventral e narinas; duas nadadeiras dorsais e nadadeiras peitorais; sulco pré-caudal, nadadeira caudal homocerca e quilhas laterais; órgão reprodutor masculino (clásper), nadadeiras pélvicas e cloaca " Estas informações foram apresentadas somente analisando a escultura acima. E mais, após fez-se a identificação zoológica da escultura. Esta identificação tem como objetivo enriquecer a discussão sobre possíveis atividades humanas em alto mar. SIM, isto mesmo! Já imaginaram que apartir de um zooólito po

Carrapato não tem pai?

Surgiu uma pergunta esses dias: por que o carrapato não tem pai? Fui pesquisar e descobri a resposta. Alguns carrapatos se reproduzem assexuadamente, por partenogênese, que não é preciso fecundação dos ovos.   Mais informação: PARTENOGÊNESE: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/partenogenese.htm CARRAPATO: http://www.ra-bugio.org.br/projetosrealizados.php?id=11