Pular para o conteúdo principal

Contaminação no Rio Seco

Prefeitura de Joinville - Material de Imprensa 

Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Civil monitoram rio atingido por óleo
Joinville, 
15/01/2015 14:18:02

A Defesa Civil e a Secretaria do Meio Ambiente de Joinville (Sema) monitoram o rio Seco, que foi atingido pelo derramamento de 12,4 mil litros de óleo de xisto, na tarde de quarta-feira (14), quando um caminhão tanque tombou no KM 16 da SC-418, na Serra Dona Francisca.  O veículo caiu em um barranco de 50 metros, próximo a um córrego. Praticamente toda a carga vazou. O motorista sofreu ferimentos leves.
Imediatamente, funcionários da Defesa Civil e da Sema foram acionados pela Central de Emergência (193) e iniciaram o monitoramento do leito do afluente do rio Cubatão. Quatro mantas absorventes são utilizadas na contenção da água contaminada com 12,4 mil litros de carga tóxica.
Três pontos, numa extensão de quatro a cinco quilômetros, passam pela fiscalização ambiental. Apenas um é de difícil acesso. “O ideal é que esse trabalho de retirada do óleo seja feito em, no máximo, 48 horas. Além disso, já instruímos os moradores da região a não beber ou utilizar essa água na criação de animais”, explica o coordenador de emergências ambientais, Jackson Seidel.
Polícia Militar Ambiental e técnicos da Sema fizeram a coleta do material, do solo e da água para análises em laboratório. Segundo Seidel, o óleo de xisto é uma substância viscosa, usada para mistura com asfalto, que pode causar riscos à saúde. A transportadora será autuada por dano ambiental e contaminação do solo e da água e receberá a multa após os resultados do laudo.
De acordo com o gerente da Defesa Civil, Márnio Luiz Pereira, há sensores por toda a Estação de Tratamento de Água do rio Cubatão (ETA), responsável por fornecer 70% da água de Joinville. “Caso for identificada a presença do produto químico na água, o abastecimento é rapidamente interrompido. Como não choveu no local, facilitou nosso trabalho de contingência. Assim podemos reduzir o dano ambiental”, informou o gerente da Defesa Civil.
Uma empresa de emergências ambientais foi contratada pela transportadora e realiza a sucção do material. A Companhia Águas de Joinville acompanha as ações e monitora a ETA do rio Cubatão para que o óleo não afete o abastecimento.
A Unidade de Emergência Ambiental da Sema atua desde 2013 em Joinville com um veículo contendo mais de 100 itens. É uma das 14 entidades municipais e estaduais que colocam em prática o Plano de Emergência de Produtos e Cargas Perigosas da Serra Dona Francisca.
O secretário do Meio Ambiente, Juarez Tirelli, disse que a Sema tem uma equipe especializada no atendimento a esse tipo de ocorrência. “Quando tem algum acidente com cargas perigosas na Serra, os técnicos são deslocados ao local para colocar em prática as medidas preventivas, de fiscalização e notificação necessárias”, disse.


Informações adicionais
Diego Rosa
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: drimprensa@gmail.com
Telefone: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções. Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água. Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas. Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos; Dinâmicas: transporte (ex: hemogl

Zoólito de tubarão

Apresentado zoólito (peça arqueológica em forma de animal, desenvolvida em rocha) de tubarão, presente no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPel). O que me fez fazer este post foi a leitura do artigo titulado: " Reinterpretando o zoomorfo de tubarão da coleção "Carla Rosane Duarte Costa" " de GONZALEZ e MILHEIRA. " Corpo fusiforme; olhos circulares e quatro fendas branquiais; boca ventral e narinas; duas nadadeiras dorsais e nadadeiras peitorais; sulco pré-caudal, nadadeira caudal homocerca e quilhas laterais; órgão reprodutor masculino (clásper), nadadeiras pélvicas e cloaca " Estas informações foram apresentadas somente analisando a escultura acima. E mais, após fez-se a identificação zoológica da escultura. Esta identificação tem como objetivo enriquecer a discussão sobre possíveis atividades humanas em alto mar. SIM, isto mesmo! Já imaginaram que apartir de um zooólito po

Carrapato não tem pai?

Surgiu uma pergunta esses dias: por que o carrapato não tem pai? Fui pesquisar e descobri a resposta. Alguns carrapatos se reproduzem assexuadamente, por partenogênese, que não é preciso fecundação dos ovos.   Mais informação: PARTENOGÊNESE: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/partenogenese.htm CARRAPATO: http://www.ra-bugio.org.br/projetosrealizados.php?id=11