Pular para o conteúdo principal

Relatos do 2º dia do Seminário da Água - Joinville/SC

Como já foi postado no blog, tivemos na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) o Seminário da Água - Joinville/SC.

Programação do Seminário
Ontem estive presente na abertura (1a palestra do Seminário da Água - Joinville/SC), e hoje não poderia ser diferente, pois um assunto tão importante como a água deveria comover a população - sei que muitos não teriam como estar presentes, principalmente no dia de hoje, por causa do horário, mas sabemos que muitas pessoas que eram pra estar presentes, não compareceram - e, portanto, estar o plenário cheio.

Porém, ao chegar no plenário hoje de manhã por volta das 8h30min me surpreendi. Gostei de ver o plenário cheio de crianças de escola municipal para assistir ao seminário. Isto é educação diferencial. Educação de conscientização ambiental.  professores


Em sua apresentação, o tenente-coronel Adilson propõe a implantação de lei para controle e/ou proibição de transporte de produtos químicos na Serra Dona Francisca, devido a presença de nascentes de suma importância no abastecimento de água no município.

O presidente da Companhia Águas de Joinville comentou sobre os trabalhos da companhia, e com o foco na denúncia de vazamentos de água na cidade. Porém, lembrando que foi feito informações para autoridades competentes em dezembro e janeiro de 2014/2015 sobre o buraco da rua Tenente Antônio João, com a rua Avaí, no Bairro Bom Retiro. Não sejamos ingênuos, sabe-se que o buraco foi formado, senão total, mas parcialmente, por vazamento de água. E quanto tempo ficou desta maneira? Quase completou 2 meses, até ser observado em campo e ser concluída a obra. Se o objetivo da companhia é controlar o vazamento, vão a campo verificar a situação relatada pela população.

Tivemos pela manhã também a fala de Adriano, presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Cubatão e Rio Cachoeira (CCJ) e um painel titulado "Desafios para garantir água com qualidade e em quantidade suficiente para toda a população", onde foi discutido as temas apresentados, através de uma banda, e onde foram lidas as perguntas do público, levantadas durante as palestras.

A última palestra na CVJ foi realizada pela professora Dra. Marina Ilha, com enfoque na questão da demanda da água. Da engenharia (civil) do consumo.

Os presentes escreverão a carta da água, após o coffe break, mesmo após um tempo de desencontro entre os palestrantes e proponentes do evento com os participantes. Esta lida, como todo o evento, ao vivo na TV Câmara (de Vereadores de Joinville - o blog realizou uma postagem mostrando a existência e o acesso ao canal - http://biowoohoo.blogspot.com.br/2013/04/voce-sabia-tv-camara.html)

Assim como no período da manhã, houve um painel desta vez titulado "Como evitar a escassez da água". Trouxe para a banca do painel, e principalmente aos vereadores proponentes e presentes, sobre a discussão de implantação do IPTU Verde. Deixado reportagens em mãos do Fábio Dalonso de municípios que já aderiram ao IPTU Verde, com apoio da prof. Dr.a Therezinha Maria Novaes.

"[...] não é comum, ao Poder Público, ofertar concessão de incentivos fiscais
àqueles que adotam melhores práticas socioambientais.
Emerge, desta forma, a implantação da denominada tributação verde,
como um mecanismo promotor da defesa do ambiente. Aqueles que utilizam
fontes de energia renováveis, reciclagem, detentores de área de preservação,
merecem uma contraprestação da sociedade



IPTU Verde - "mecanismo pelo qual o próprio município concede diretamente ao cidadão,
desconto progressivo àqueles que, proprietários de imóveis urbanos,
os usam de forma racional, mediante coleta seletiva de lixo,
utilização de energia solar, reaproveitamento de água, etc

Com imensa satisfação pude ouvir a leitura da Carta da Água de Jonville e constatar a seguinte frase "[...] como o IPTU Verde, por exemplo". Este é o papel da população em eventos e/ou sessões deste porte no plenário da CVJ. Colaborar com informações, experiências e propostas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções. Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água. Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas. Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos; Dinâmicas: transporte (ex: hemogl

Zoólito de tubarão

Apresentado zoólito (peça arqueológica em forma de animal, desenvolvida em rocha) de tubarão, presente no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPel). O que me fez fazer este post foi a leitura do artigo titulado: " Reinterpretando o zoomorfo de tubarão da coleção "Carla Rosane Duarte Costa" " de GONZALEZ e MILHEIRA. " Corpo fusiforme; olhos circulares e quatro fendas branquiais; boca ventral e narinas; duas nadadeiras dorsais e nadadeiras peitorais; sulco pré-caudal, nadadeira caudal homocerca e quilhas laterais; órgão reprodutor masculino (clásper), nadadeiras pélvicas e cloaca " Estas informações foram apresentadas somente analisando a escultura acima. E mais, após fez-se a identificação zoológica da escultura. Esta identificação tem como objetivo enriquecer a discussão sobre possíveis atividades humanas em alto mar. SIM, isto mesmo! Já imaginaram que apartir de um zooólito po

Carrapato não tem pai?

Surgiu uma pergunta esses dias: por que o carrapato não tem pai? Fui pesquisar e descobri a resposta. Alguns carrapatos se reproduzem assexuadamente, por partenogênese, que não é preciso fecundação dos ovos.   Mais informação: PARTENOGÊNESE: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/partenogenese.htm CARRAPATO: http://www.ra-bugio.org.br/projetosrealizados.php?id=11