Pular para o conteúdo principal

Coletivo Lixo Zero

Informações tiradas diretamente da página do evento no Facebook



Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente o propósito do Coletivo Lixo Zero é trazer conhecimento na prática para que possamos ser mais sustentáveis em nosso dia-a-dia.
Além de oficinas, exposições, música e arte teremos vários especialistas da área para conversar com cada participante sobre porque e como ser lixo zero!

ATRAÇÕES:

- EXPOSIÇÃO DE ROUPAS FASHION REVOLUTION - ANA MINÁCIO - 13h as 17h
Com o objetivo de transformar a economia da moda em um setor sustentável Ana apresenta sua coleção e nos fala como podemos ser sustentáveis na hora de escolher nossas roupas. Faça essa pergunta pra você: quem fez a sua roupa?

- MÚSICA - 14h as 16h30
E pra deixar o MAJ ainda mais lindo e com uma energia pra lá de positiva teremos os músicos Luiz Mattiazzo e Vitor Torres da banda Reino Fungi.

- ECOPONTO DE COLETA DE LIXO ELETRÔNICO - Reciclatronic -Tecnologia em Reciclagem - 13h as 17h
Encaminhe seus resíduos corretamente. Estaremos recebendo: TVs, rádios, computadores, mouses, CPUs e todo tipo de lixo eletrônico que será encaminhado para a reciclagem.

- BALCÃO DA ENERGIA SOLAR - Greenpeace Brasil - 13h as 17h
Com o apoio de multiplicadores solar teremos informações e oficinas durante todo o dia sobre energia solar. Alunos da Engenharia Elétrica da UDESC também apresentarão trabalhos e informações.

- OFICINA DE MONTAGEM DE TERRÁRIO EM POTES DE VIDRO -Florida feito a mão - 15h as 16h
Com o objetivo de desenvolver uma atividade que promova a prática do cultivo de plantas em espaços reduzidos! A atividade será promovida por duas pessoas, que ajudarão a conduzir o plantio adequado da planta no seu recipiente. Informando também a melhor maneira de cuidar dela e mantê-la viva a longo prazo. Inscrições e mais informações sobre a oficina: floridafeitoamao@gmail.com

- OFICINA DE COMPOSTAGEM - 15h as 16h
Aproximadamente 40% dos nossos resíduos são orgânicos. Que tal transformá-los em adubo ao invés de enviá-los para aterro? Alexandre de Araujo estudante de Engenharia Ambiental da Univille Universidade irá passar todo o seu conhecimento sobre o tema.

- OFICINA DE ARTE - 13h as 17h
As artistas Irene e Lais irão ensinar como reaproveitar materiais para fazer brinquedos e peças de decoração. Se possível leve materiais: revistas, jornais, cola branca, garrafas pet e caixinhas de leite vazias e limpas.

- DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE IPÊ AMARELO - 13h as 17h - Coletivo Permacultura Joinville
Para deixar nossas vidas ainda mais lindas e floridas o Coletivo Permacultura Joinville irá distribuir cerca de 100 mudas de ipês amarelos. Você já tem uma árvore de estimação? Aproveite essa oportunidade e viva essa experiência de ter uma árvore sob sua responsabilidade.

- BRECHÓ - 13h as 17h - Mariana Françozo
Nem sempre precisamos de uma roupa nova e cara. Com o brechó a ideia é encontrar peças de qualidade e com preço mais acessível fortalecendo e economia circular. O valor das peças ficará entre os valores de 5 e 50 reais. Se você quiser vender alguma coisa no bazar, favor entrar em contato com: mariana.francozo@hotmail.com

- COLETORES MENSTRUAIS REUTILIZÁVEIS - 13h as 17h
Uma conversa com mulheres que estão na fase fértil da vida, ou seja, mulheres de todas as idades que menstruam, para apresenta-las o coletor menstrual, que é feito de silicone e por isso pode ser utilizado por muitos anos, no mínimo 3 e pode chegar até dez anos, e com isso reduzir em muito a quantidade de lixo no que se refere a esse segmento.

- BALCÃO DA CONSCIENTIZAÇÃO- 13h as 17h
A Harádia com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente preparou vários materiais de conscientização que serão distribuídos para adultos e crianças. Ela é Engenheira Ambiental e poderá conversar sobre várias formas de porque e como ser lixo zero.

- EXPOSIÇÃO E VENDA DO LIVRO: O CANTO DO GUERREIRO - 13h as 17h
"Uma história em prosa poética... o foco é "ecologia interior" ... mas existem várias referências de como é necessário estar em harmonia com os ciclos da vida e da natureza ... cuidando assim do nosso lixo emocional/espiritual..."
www.ocantodoguerreiro.com

- EXPOSIÇÃO DE ARTE - El Clandestino - Galeria de Arte - 13h as 17h
As obras de Rafael são feitas com pedaços de móveis descartados e encontrados nas ruas, telas usadas, molduras antigas e diversas técnicas. Confira o talento do artista e converse com a Sarah e o João Guilherme sobre tudo o que rola na Galeria de Arte mais querida de Joinville.

- PROGRAMA RECICLAR EPS (isopor®) - Termotécnica - 13h as 17h
Em parceria com a Termotéctica o Rodolfo irá trazer informações sobre a produção e reciclagem do famoso isopor®. Ele não é tão vilão como imaginamos e já pode ser reciclado aqui na nossa cidade! Haverá distribuição de brindes e apresentação de materiais confeccionados com isopor® reciclado.

- ENCERRAMENTO COM MARACATU - Grupo Morro do Ouro - 18h30
Para finalizar esse dia lindo teremos a apresentação do Grupo Morro do Ouro com uma apresentação de Maracatú.

O evento é gratuito e para todas as idades.
Apoio de comunicação: Blank Design
O evento terá a cobertura de vídeo da Cine-Monstro Vídeos
Fotos: Maria Augusta Berg Gayoso Neves
A gestão de resíduos será feita pela Rastro Soluções Sustentáveis.
Todos os envolvidos na organização são voluntários da causa lixo zero.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções. Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água. Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas. Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos; Dinâmicas: transporte (ex: hemogl

Zoólito de tubarão

Apresentado zoólito (peça arqueológica em forma de animal, desenvolvida em rocha) de tubarão, presente no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPel). O que me fez fazer este post foi a leitura do artigo titulado: " Reinterpretando o zoomorfo de tubarão da coleção "Carla Rosane Duarte Costa" " de GONZALEZ e MILHEIRA. " Corpo fusiforme; olhos circulares e quatro fendas branquiais; boca ventral e narinas; duas nadadeiras dorsais e nadadeiras peitorais; sulco pré-caudal, nadadeira caudal homocerca e quilhas laterais; órgão reprodutor masculino (clásper), nadadeiras pélvicas e cloaca " Estas informações foram apresentadas somente analisando a escultura acima. E mais, após fez-se a identificação zoológica da escultura. Esta identificação tem como objetivo enriquecer a discussão sobre possíveis atividades humanas em alto mar. SIM, isto mesmo! Já imaginaram que apartir de um zooólito po

Carrapato não tem pai?

Surgiu uma pergunta esses dias: por que o carrapato não tem pai? Fui pesquisar e descobri a resposta. Alguns carrapatos se reproduzem assexuadamente, por partenogênese, que não é preciso fecundação dos ovos.   Mais informação: PARTENOGÊNESE: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/partenogenese.htm CARRAPATO: http://www.ra-bugio.org.br/projetosrealizados.php?id=11