Pular para o conteúdo principal

Past Food Sabores Jê (encerramento)

CULTURA - Evento marca encerramento das atividades do 'Past Food-Sabores Jê'
Joinville, 
05/12/2016 09:32:07

Nesta terça-feira (6), ocorre o encerramento do 'Past Food-Sabores Jê', projeto do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ), com programação científica desenvolvida em parceria com os cursos de História e Superior de Tecnologia em Gastronomia da Universidade da Região de Joinville (Univille). 

O evento será às 19 horas, no Centro de Artes e Design da Univille. Haverá degustação de alimentos preparados pelos estudantes dos cursos de Gastronomia e de História da universidade. A atividade é aberta ao público. 

Esta é a segunda edição do projeto, que no ano passado desenvolveu as atividades de seminários científicos, de arqueologia experimental, degustação e palestras a partir de dados obtidos nas pesquisas sobre a dieta alimentar dos grupos construtores de sambaquis. Neste ano, a temática está voltada para os grupos Jês, a ancestralidade destes povos que habitaram boa parte da Região Sul há 1400 anos AP (Antes do Presente em 1950). 

A proposta do projeto Past Food é buscar possibilidades de comunicação museológica que sejam compreendidas através de um ato essencial no desenvolvimento humano que é o da alimentação. Os recentes resultados obtidos em todo o Brasil por diferentes grupos de pesquisa em arqueologia mostram grande efervescência cultural em toda a América do Sul por volta do ano 1.000 AP. 

Na região Sul do Brasil, as pesquisas relacionadas aos grupos Jê, em especial a pesquisa Jê Landscapes of Southern Brazil (Paisagens Jê do Sul do Brasil), desenvolvida ao longo dos últimos três anos, têm trazido diversas informações relacionadas ao modo de vida cotidiano desses grupos. 

A ancestralidade dos grupos Jê pode estar relacionada aos povos construtores de sambaquis e suas heranças culturais, pois o tempo de 1400 anos atrás também corresponde à fase final da construção dos sítios arqueológicos do tipo sambaquis. 

Serviço 

O quê: Encerramento do 'Past Food-Sabores Jê' 

Quando: terça-feira (6), às 19 horas 

Onde: Centro de Artes e Design da Univille – Rua Paulo Malschitzki, 10,  Zona Industrial Norte 

Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções. Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água. Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas. Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos; Dinâmicas: transporte (ex: hemogl

Zoólito de tubarão

Apresentado zoólito (peça arqueológica em forma de animal, desenvolvida em rocha) de tubarão, presente no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPel). O que me fez fazer este post foi a leitura do artigo titulado: " Reinterpretando o zoomorfo de tubarão da coleção "Carla Rosane Duarte Costa" " de GONZALEZ e MILHEIRA. " Corpo fusiforme; olhos circulares e quatro fendas branquiais; boca ventral e narinas; duas nadadeiras dorsais e nadadeiras peitorais; sulco pré-caudal, nadadeira caudal homocerca e quilhas laterais; órgão reprodutor masculino (clásper), nadadeiras pélvicas e cloaca " Estas informações foram apresentadas somente analisando a escultura acima. E mais, após fez-se a identificação zoológica da escultura. Esta identificação tem como objetivo enriquecer a discussão sobre possíveis atividades humanas em alto mar. SIM, isto mesmo! Já imaginaram que apartir de um zooólito po

Carrapato não tem pai?

Surgiu uma pergunta esses dias: por que o carrapato não tem pai? Fui pesquisar e descobri a resposta. Alguns carrapatos se reproduzem assexuadamente, por partenogênese, que não é preciso fecundação dos ovos.   Mais informação: PARTENOGÊNESE: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/partenogenese.htm CARRAPATO: http://www.ra-bugio.org.br/projetosrealizados.php?id=11